Biografia
Uma voz com potência, emoção e verdade. O palco é o seu lugar, e o canto, sua vocação. Esta é Lu Oliveira, cantora e compositora nascida em 12 de agosto de 1980, em Niterói, e criada desde bebê no seu amado Rio de Janeiro. Intérprete de timbre belo e sofisticado, carregado de alma, Lu leva para o seu trabalho o suingue e a intensidade herdadas da sua descendência brasileira e portuguesa, o que faz de seu canto, uma grande festa.
Publicitária de formação, Lu Oliveira resolve se dedicar integralmente à música em 2011. Lança seu primeiro CD “Sou Eu", em 2013, de forma independente, com produção musical de Zé Renato e 5 arranjadores de peso da música brasileira: Cristovão Bastos, Jaques Morelenbaum, Arthur Verocai, João Carlos Coutinho e Leandro Braga. “Que desperdício não ter conhecido Lu Oliveira até hoje”, disse Roberto Menescal a respeito do disco.
De lá pra cá a cantora já reúne mais 4 álbuns em sua discografia: “Cartas Africanas” (2017), de Moacyr Luz e Carlos Di Jaguarão, onde Lu interpreta 9 das 13 faixas; “No Voo do Urubu” (2017), de Arthur Verocai, como cantora convidada; "Na Lira da Canção - Ana Costa, Dorina e Lu Oliveira em versos de Socorro Lira" (2019), um lindo trabalho em homenagem à obra desta grande poeta e compositora paraibana. E por fim, seu quinto trabalho fonográfico - e o primeiro autoral: “Canto do Atlântico” (2019), uma coproducao Brasil-Portugal, inspirado na sua relação afetiva com a música portuguesa. É um EP com 5 faixas que fazem uma viagem rítmica que começou no Rio de Janeiro e terminou em Lisboa, misturando sonoridades do Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde.
Em dezembro de 2022 a artista lançou mais um trabalho autoral, o single "Me Deixa Voar", com arranjos e produção musical do genial pianista Luiz Otavio, um dos mais talentosos músicos de sua geração. Uma canção com suingue, brasilidade, explosão e alegria, como a voz e a interpretação de sua autora.
Em 2023, cantora completa 10 anos de carreira e estreia o show "Sou Eu e Muita Mais", em menção ao lançamento do seu primeiro disco.
Seu cantar passeia pela diversidade rítmica da música brasileira, principalmente pela MPB, samba e bossa-nova, sendo considerada uma promessa da atual cena da música popular brasileira. "Lu Oliveira veio pra ficar, isso eu garanto”. (Moacyr Luz).